PUBLICIDADE

Mundo

Ucrânia pede que Otan prepare sanções em caso de invasão russa

1 dez 2021 - 13h36
Compartilhar
Exibir comentários

A Ucrânia pediu à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta quarta-feira que prepare sanções econômicas contra a Rússia para deter uma possível invasão de dezenas de milhares de soldados russos concentrados na região de fronteira entre os dois países.

Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba
01/12/2021 REUTERS/Ints Kalnins
Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba 01/12/2021 REUTERS/Ints Kalnins
Foto: Reuters

O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, disse que fará o pedido aos chanceleres da Otan reunidos pelo segundo dia na Letônia para debater como reagir ao fortalecimento militar russo e evitar o que pode ser a crise mais perigosa nas relações com a Rússia desde a Guerra Fria.

"Pediremos aos aliados que se unam à Ucrânia montando um pacote de dissuasão", disse Kuleba aos repórteres ao chegar para as conversas em Riga.

Isto deveria incluir o preparo de sanções econômicas contra a Rússia, caso Moscou "decida escolher a pior opção", disse Kuleba, acrescentando que a Otan também deveria fortalecer a cooperação militar e de defesa com o governo ucraniano.

A Ucrânia não é uma integrante da Otan, mas a aliança militar liderada pelos Estados Unidos se diz comprometida a preservar a soberania da ex-República soviética, que se inclina para o Ocidente desde 2014 e pretende se filiar tanto à Otan quanto à União Europeia.

Isto revolta a Rússia e levou o presidente Vladimir Putin a dizer na terça-feira que seu país está pronto com uma arma hipersônica recém-testada caso a Otan cruze suas "linhas vermelhas" e instale mísseis na Ucrânia.

Nesta quarta-feira, Putin disse que a Rússia quer negociações sérias com os EUA e seus aliados para obter garantias legais que descartem "quaisquer movimentações adicionais da Otan para o leste e a instalação de sistemas de armas muito próximos do território russo que nos ameacem".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade