PUBLICIDADE

Mundo

Ucrânia pede novas conversas de paz após 4 mortes em conflito no leste

6 ago 2019 - 15h32
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, pediu que os líderes de Rússia, Alemanha e França retomem as conversas em busca de uma solução pacífica para o conflito separatista em Donbass, região do leste ucraniano, depois que quatro soldados foram mortos em um bombardeio nesta terça-feira.

Soldado carrega restos de munição em região separatista ucraniana de Luhansk
02/08/2019
REUTERS/Alexander Ermochenko
Soldado carrega restos de munição em região separatista ucraniana de Luhansk 02/08/2019 REUTERS/Alexander Ermochenko
Foto: Reuters

O Ministério da Defesa da Ucrânia disse ter se tratado do maior saldo de mortes em um único dia deste outubro. O bombardeio ocorreu apesar de um acordo de cessar-fogo firmado com os separatistas apoiados pela Rússia no mês passado.

"O cessar-fogo durou 17 dias. O incidente de hoje visa minar não somente esta trégua, mas também o processo de negociação como um todo", publicou Zelenskiy em sua conta de Facebook.

O conflito entre tropas ucranianas e forças apoiadas pela Rússia já matou 13 mil pessoas desde 2014. O acordo de Minsk, que envolveu Rússia e Ucrânia e foi mediado por Alemanha e França, encerrou os grandes combates no leste da Ucrânia em 2015, mas choques de pequena escala frequentes continuaram tirando vidas.

Os quatro países se reuniram pela última vez em 2016, mas uma paz definitiva tem se mostrado difícil de ser alcançada. Ucrânia e Rússia se culpam mutuamente.

A Ucrânia diz que o Kremlin não quer cumprir seu compromisso de retirar seus efetivos militares e parar de fornecer armas, dinheiro e forças aos separatistas. A Rússia também diz que a Ucrânia não está honrando compromissos.

O acordo de Minsk determina que, depois que um cessar-fogo duradouro estiver em vigor, os dois lados deveriam buscar uma resolução pacífica, mas várias tréguas foram violadas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade