PUBLICIDADE

Mundo

Ucrânia nega reunião com Rússia na Turquia sobre trigo

Kiev disse que ainda não há acordo para as tratativas

22 jun 2022 - 14h09
(atualizado às 14h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A Ucrânia negou nesta quarta-feira (22) que tenha concordado em realizar negociações com a Rússia na Turquia sobre a criação de corredores navais para a exportação de grãos.

Campo de trigo perto de Melitopol, na província ucraniana de Zaporizhzhia
Campo de trigo perto de Melitopol, na província ucraniana de Zaporizhzhia
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O desmentido chega um dia depois de a imprensa turca ter dito que delegações de Kiev e Moscou se reuniriam em Istambul na semana que vem, com mediação do presidente Recep Tayyip Erdogan e do secretário-geral da ONU, António Guterres.

"Agradecemos pelos esforços do secretário-geral da ONU para desbloquear as exportações de trigo. As consultas estão em curso, mas até o momento não há nenhum acordo concreto sobre as conversas entre Ucrânia, Rússia, Turquia e Nações Unidas", escreveu no Twitter o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores ucraniano, Oleg Nikolenko.

No entanto, apesar disso, uma delegação turca se reuniu com funcionários do Kremlin em Moscou nesta quarta-feira para discutir a criação dos corredores navais.

O plano de Ancara prevê a exportação de 35 milhões a 40 milhões de toneladas de grãos através dos estreitos do Bósforo e de Dardanelos nos próximos seis a oito meses.

A Rússia impôs um bloqueio naval aos portos ucranianos no Mar Negro, o que impediu Kiev de exportar milhões de toneladas de cereais para outros países. Esse cenário ameaça causar uma crise alimentar de proporções globais, com a disparada dos preços no mercado internacional.

Para liberar o acesso à costa ucraniana, Moscou exige a desminagem dos portos, mas Kiev teme que, ao fazer isso, os locais fiquem vulneráveis a ataques russos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade