PUBLICIDADE

Mundo

Ucrânia convocará embaixador húngaro após comentários "inaceitáveis" de Orbán

27 jan 2023 - 17h34
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia convocará o embaixador da Hungria para reclamar sobre comentários "completamente inaceitáveis" que o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, fez sobre a Ucrânia, disse Kiev nesta sexta-feira.

O anúncio marca uma novo baque nos laços entre os dois vizinhos. A Hungria tem criticado repetidamente as sanções da União Europeia contra a Rússia, dizendo que elas falharam em enfraquecer Moscou significativamente, enquanto correm o risco de destruir a economia europeia.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Oleg Nikolenko, escrevendo no Facebook, disse que Orbán disse a repórteres que a Ucrânia era uma terra de ninguém e a comparou ao Afeganistão.

"Tais declarações são completamente inaceitáveis. Budapeste continua em um curso deliberado visando destruir as relações húngaro-ucranianas", disse ele.

"O embaixador húngaro será convocado ao Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia para uma discussão franca. Reservamo-nos o direito de tomar outras medidas em resposta."

Orbán disse mais cedo nesta sexta que a Hungria vetaria qualquer sanção da UE contra a Rússia que afetasse a energia nuclear. A Hungria tem uma usina nuclear construída na Rússia que planeja expandir.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade