PUBLICIDADE

Mundo

Turquia expulsa jornalista holandesa por'ameaça à segurança'

Ans Boersma é correspondente do jornal Financieele Dagblad

17 jan 2019 - 09h05
(atualizado às 11h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Turquia expulsou do país nesta quinta-feira (17) uma jornalista holandesa por "motivos relacionados à segurança", o que foi sinalizado pelos jornais locais como uma escalada na repressão de Ancara contra a imprensa. Ans Boersma, correspondente freelancer do jornal financeiro Financieele Dagblad (FD), foi detida ontem (16) à noite, antes de ser deportada em um voo para Amsterdã.

Turquia expulsa jornalista holandesa
Turquia expulsa jornalista holandesa
Foto: Reprodução/ Twitter / Ansa

"E de repente você está no avião de volta para a Holanda. Pessoa não desejada declarada na Turquia", escreveu Boersma em sua conta no Twitter. A holandesa havia ido até o escritório de imigração em Istambul para solicitar a prorrogação de sua autorização de residência em Istambul, mas foi levada pela polícia e informada que estava sendo expulsa por "motivos relacionados à segurança". A decisão gerou revolta na imprensa e o editor do jornal FD, Jan Bonjer, afirmou em um artigo publicado em seu site que ficou "profundamente chocado" com a decisão turca, porque "Ans fez seu trabalho de forma sensata e responsável". Para ele, a medida é uma "violação da liberdade de imprensa".

A repórter, que também trabalhava para o diário holandês Trouw, chegou a receber na última semana uma credencial emitida pelo próprio governo para este ano, segundo o jornal. No entanto, de acordo com uma autoridade local, a expulsão "não está relacionada às atividades jornalísticas ou a reportagem da Turquia". O governo de Recep Tayyip Erdogan é considerado um dos principais carcereiros de jornalistas do mundo. No ano passado, 143 profissionais estavam presos no país, segundo o sindicato da classe.

Veja também:

Direto ao Ponto: O melhor emprego do mundo:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade