PUBLICIDADE

Mundo

Turquia e Israel vão restabelecer embaixadores após quatro anos

17 ago 2022 - 10h21
Compartilhar
Exibir comentários

Turquia e Israel disseram nesta quarta-feira que vão voltar a nomear seus respectivos embaixadores mais de quatro anos depois de terem sido chamados de volta, em outro marco após meses de melhora nas relações.

As duas potências regionais expulsaram embaixadores em 2018 devido ao assassinato de 60 palestinos por forças israelenses durante protestos na fronteira de Gaza contra a abertura da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém.

Mas eles têm trabalhado para melhorar os laços, sendo a energia uma área-chave para potencial cooperação.

O gabinete do primeiro-ministro israelense, Yair Lapid, afirmou nesta quarta-feira que os dois países decidiram restabelecer os laços diplomáticos completos.

"Foi decidido mais uma vez elevar o nível das relações entre os dois países para o de laços diplomáticos completos e devolver embaixadores e cônsules gerais", disse o gabinete de Lapid em comunicado após uma conversa entre o primeiro-ministro e o presidente turco, Tayyip Erdogan.

"A melhoria das relações contribuirá para aprofundar os laços entre os dois povos, expandir os laços econômicos, comerciais e culturais e fortalecer a estabilidade regional", acrescentou.

Uma visita à Turquia do presidente israelense, Isaac Herzog, em março, seguida de visitas de ambos os ministros das Relações Exteriores, ajudaram a impulsionar as relações após mais de uma década de tensões.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse que a nomeação de embaixadores é um dos passos para a normalização dos laços.

"Um passo tão positivo veio de Israel como resultado desses esforços e, como Turquia, também decidimos nomear um embaixador em Israel, em Tel Aviv", declarou Cavusoglu em entrevista coletiva em Ancara, acrescentando que a Turquia está selecionando uma pessoa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade