PUBLICIDADE

Mundo

Tumulto deixa ao menos 31 mortos durante rituais da Ashura no Iraque

10 set 2019 - 15h26
Compartilhar
Exibir comentários

Ao menos 31 pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas, nesta terça-feira, durante os rituais religiosos da Ashura praticados por muçulmanos xiitas em Kerbala, cidade sagrada do sul do Iraque, por causa do que uma autoridade do santuário do imã Hussein descreveu como uma fuga em massa.

Familiares de uma das vítimas de tumulto ocorrido durante rituais da Ashura no Iraque carregam caixão para funeral em Kerbala
10/09/2019
REUTERS/Abdullah Dhiaa Al-Deen
Familiares de uma das vítimas de tumulto ocorrido durante rituais da Ashura no Iraque carregam caixão para funeral em Kerbala 10/09/2019 REUTERS/Abdullah Dhiaa Al-Deen
Foto: Reuters

O número de mortos divulgado pelo Ministério da Saúde iraquiano deve subir, já que há no mínimo 10 pessoas em estado grave. O ministério não informou como as pessoas morreram, mas o funcionário do santuário disse à Reuters que o tumulto aconteceu na entrada do edifício.

A peregrinação anual, que marca a morte de Hussein, neto do profeta Maomé, em batalha no ano 680, atrai centenas de milhares de xiitas de todo o mundo a Kerbala.

A morte de Hussein em Kerbala durante uma disputa pela liderança da comunidade islâmica é um dos acontecimentos que definiram a desavença entre muçulmanos xiitas e sunitas.

Os rituais que lembram sua morte envolvem autoflagelo, e multidões de fiéis se golpeiam e às vezes laceram as cabeças com lâminas. Outros tumultos com vítimas já ocorreram no passado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade