PUBLICIDADE

Mundo

Tucuxis do Rio Amazonas correm risco de extinção, alertam ambientalistas

27 jan 2021 - 11h36
Compartilhar
Exibir comentários

Os tucuxis que habitam o Rio Amazonas foram classificados como uma espécie ameaçada devido ao risco sério de desaparecerem da região, alertaram ambientalistas.

Tucuxi na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Maimirauá, no Amazonas
19/01/2020 REUTERS/Bruno Kelly
Tucuxi na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Maimirauá, no Amazonas 19/01/2020 REUTERS/Bruno Kelly
Foto: Reuters

Os tucuxis estão entre as espécies que mais correm perigo em todo o mundo, e a mudança de classificação para "ameaçada" feita pela União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN) no mês passado disparou alarmes sobre a necessidade de lutar por sua preservação, disse Fernando Trujillo, diretor cientifico da Fundação Omacha da Colômbia, à Reuters na terça-feira.

Os riscos incluem acidentes em redes de pesca, contaminação por mercúrio do garimpo ilegal de ouro e a perda de conectividade fluvial devido à construção de usinas hidrelétricas, detalhou Trujillo.

Os tucuxis agora fazem companhia aos botos cor-de-rosa, que também habitam os rios da região e foram classificados como uma espécie ameaçada dois anos atrás - assim como todas as espécies de botos da América do Sul e da Ásia.

"Passamos meses analisando com vários cientistas, e percebemos que o tucuxi sofre exatamente as mesmas ameaças (que o boto cor-de-rosa), e a escala destas ameaças é considerável", disse Trujillo, um biólogo marinho.

O tucuxi é encontrado no Rio Amazonas na Colômbia, Equador, Peru e Brasil. Trujillo estima que não existem mais do que 30 mil botos na bacia do Rio Amazonas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade