PUBLICIDADE

Mundo

Trump visitará fronteira dos Estados Unidos com o México na quinta-feira

7 jan 2019 - 17h03
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja visitar a fronteira sul do país na quinta-feira, em meio a uma paralisação parcial do governo federal, desencadeada por sua demanda de recursos para financiar um muro separando os EUA do México.

Presidente dos EUA, Donald Trump, fala ao iniciar tour na fronteira com o México, em março do ano passado
13/03/2018
REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo
Presidente dos EUA, Donald Trump, fala ao iniciar tour na fronteira com o México, em março do ano passado 13/03/2018 REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo
Foto: Reuters

O presidente republicano não mostrou sinais de recuar da promessa de construir um muro, que ele diz ser necessário para conter a imigração ilegal. Os democratas no Congresso discordam e a nova presidente da Câmara, Nancy Pelosi, classificou a construção de um muro de "imoral".

"O presidente @realDonaldTrump visitará a fronteira sul na quinta-feira para encontrar aqueles que estão na linha de frente da segurança nacional e de crises humanitárias", disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, em publicação no Twitter nesta segunda-feira.

Sanders disse que os detalhes da visita serão anunciados em breve.

Boa parte do governo norte-americano foi paralisado no dia 22 de dezembro, depois que parlamentares e o presidente chegaram a um impasse sobre a exigência de Trump de que um projeto de lei para manter o governo federal funcionando inclua recursos para ajudar a construir um muro ao longo da fronteira dos Estados Unidos com o México.

Desde então, cerca de 800 mil funcionários do governo estão de licença, ou trabalhando sem salário.

No domingo, Trump prometeu não ceder em sua exigência, mas disse que o muro poderia ser construído de ferro ao invés de concreto, como uma potencial concessão a democratas que se recusam a financiar a proposta.

Trump tem argumentado que o muro é necessário para a segurança nacional e tem buscado ligar o terrorismo à imigração ilegal, sem fornecer evidências, como justificativa para o plano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade