PUBLICIDADE

Mundo

Trump veta fusão entre empresas por segurança nacional

Medida proíbe que a gigante Broadcom compre a Qualcomm

13 mar 2018 - 08h24
(atualizado às 08h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu um decreto nesta segunda-feira (12) no qual bloqueia a empresa norte-americana Broadcom, líder na fabricação de microprocessadores, de adquirir a Qualcomm, sob alegação de "preocupações legais a segurança nacional".

Trump veta fusão entre empresas por segurança nacional
Trump veta fusão entre empresas por segurança nacional
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    De acordo com a agência "Bloomberg", a Qualcomm chegou a rejeitar a oferta da fusão, que estava avaliada no valor de US$117 bilhões. A negociação ocorre há alguns meses, mas sempre as respostas são negativas, já que a empresa exige uma proposta maior.

    Em comunicado, o presidente norte-americano diz que a ordem foi emitida com base em recomendações do Comitê de Investimento Estrangeiro, que afirma ter evidências concretas de que a fusão "ameaça prejudicar a segurança nacional" do país.

    O acordo seria um dos maiores já realizados no setor. No entanto, o trâmite estava suspenso desde que o Comitê começou a investigá-lo. "A proposta de aquisição da Qualcomm pela compradora é proibida e qualquer fusão ou aquisição substancialmente equivalente está proibida", afirma o decreto. A empresa de microprocessadores Broadcom tem sede em Cingapura, mas a partir de 3 de abril se mudará para os Estados Unidos. A indústria está criando chips de tecnologia de quinta geração (5G), que vão permitir velocidades maiores de transmissão de dados. A proibição é a quinta medida de Trump contra uma transação entre empresas com base na análise feita pela agência.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade