PUBLICIDADE

Mundo

Trump vai anunciar decisão sobre acordo nuclear com Irã na 3ª-feira

7 mai 2018 - 18h40
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que irá anunciar uma decisão sobre o futuro do acordo nuclear com o Irã na terça-feira, com países europeus aumentando pressão sobre Washington pela permanência no acordo de 2015, que Trump tem frequentemente criticado.

Trump faz discurso em Cleveland
 5/5/2018    REUTERS/Aaron P. Bernstein
Trump faz discurso em Cleveland 5/5/2018 REUTERS/Aaron P. Bernstein
Foto: Reuters

Trump ameaçou deixar o acordo, que suspendeu sanções econômicas sobre o Irã em troca de Teerã limitar suas ambições nucleares, a não ser que signatários europeus do acordo consertem o que chamou de deficiências.

"Irei anunciar minha decisão sobre o Acordo do Irã amanhã na Casa Branca às 14h", disse Trump em publicação no Twitter nesta segunda-feira.

O presidente norte-americano possui até 12 de maio para decidir se irá reintroduzir sanções dos EUA sobre o Irã, o que seria um golpe intenso ao acordo.

Encerrar alívio de sanções norte-americanas também poderia provocar uma forte reação do Irã, que poderia retomar seu programa de armas nucleares ou punir aliados norte-americanos na Síria, Iraque, Iêmen e Líbano, disseram diplomatas.

Trump praticamente decidiu deixar o acordo, mas como exatamente irá fazer isto permanece incerto, disseram à Reuters na semana passada duas autoridades da Casa Branca e uma fonte familiar ao debate interno do governo.

Uma das autoridades da Casa Branca disse ser possível que Trump tome uma decisão que "não é uma retirada completa", mas não foi capaz de descrever como isto seria.

Sob o acordo com EUA, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China, o Irã limitou estritamente sua capacidade de enriquecimento de urânio para tentar mostrar que não está tentando desenvolver bombas atômicas. Em troca, o Irã recebeu alívio de sanções econômicas.

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, sugeriu nesta segunda-feira que o Irã pode permanecer no acordo mesmo que os EUA saiam, mas disse que Teerã irá resistir ferozmente à pressão norte-americana para limitar sua influência no Oriente Médio.

"Não estamos preocupados com as decisões cruéis da América... estamos preparados para todos os cenários, e nenhuma mudança ocorrerá em nossas vidas na semana que vem", disse Rouhani.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade