PUBLICIDADE

Mundo

Trump tenta dificultar acesso de promotor de NY a registros financeiros

15 jul 2020 - 15h36
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja apresentar ainda mais obstáculos para os esforços de um promotor de Manhattan que busca acesso a seus registros financeiros, apesar de uma decisão da Suprema Corte que autorizou o acesso.

Presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington
14/07/2020
REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington 14/07/2020 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Reuters

De acordo com uma petição dos advogados de Trump, o presidente quer registrar até 27 de julho uma queixa levantando argumentos contra a intimação do procurador distrital de Manhattan Cyrus Vance a um júri.

Vance rebateu dizendo que a maioria desses argumentos já foi rejeitada no processo, e que Trump não merece tratamento especial por ser presidente. O procurador distrital concordou em não fazer cumprir sua intimação até o dia 27 de julho. 

O juiz distrital em Manhattan Victor Marrero marcou uma audiência sobre a questão para a próxima quinta-feira.

O caso diz respeito a uma intimação feita em agosto do ano passado à empresa de contabilidade de Trump pedindo os registros de oito anos de declarações de impostos pessoais e corporativos, relacionados à investigação de Vance sobre Trump e a Trump Organizai.

A investigação foi iniciada após notícias de que Trump teria pago para silenciar pessoas antes das eleições de 2016, entre elas a atriz de filmes adultos Stormy Daniels e a ex-modelo da Playboy Karen McDougal sobre suas supostas relações com Trump, acusação que ele nega. 

Vance havia saído vitorioso no dia 9 de julho na Suprema Corte, que rejeitou a reivindicação de Trump de que ele seria imune a investigações criminais enquanto estivesse na Casa Branca, podendo bloquear a publicação de seu histórico financeiro. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade