PUBLICIDADE

Mundo

Trump tem 'relação calorosa' com líder das Filipinas, diz autoridade dos EUA

31 out 2017 - 17h00
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desenvolveu um relacionamento amistoso com o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse uma autoridade de alto escalão nesta terça-feira, apesar das tiradas muitas vezes repletas de injúrias do líder filipino contra os EUA.

"Acho que existe uma relação calorosa ali, e ele está bastante animado com seu primeiro encontro cara a cara com o presidente Duterte", disse o funcionário norte-americano aos repórteres durante um boletim preparatório para a viagem de Trump à Ásia entre 3 e 14 de novembro.

Os dois líderes se tornaram próximos graças a telefonemas e trocas de cartas, segundo a autoridade.

    Trump viajará ao continente asiático em meio às tensões crescentes desencadeadas pelos testes nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte. Ele estará em Manila na última etapa de sua turnê, que inclui visitas ao Japão, à Coreia do Sul, à China e ao Vietnã, para participar da cúpula de líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Duterte tem atacado os EUA verbalmente, repreendendo Washington por tratar as Filipinas "como um cão" apesar do relacionamento de longa data entre as duas nações.

    O líder filipino anunciou sua "separação" dos EUA durante uma visita a Pequim um ano atrás, declarando que se realinhou à China pelo fato de os dois países terem concordado em resolver uma disputa no Mar do Sul da China por meio de conversas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade