PUBLICIDADE

Mundo

Trump retira EUA de pacto que oferece desconto para entregas postais estrangeiras

17 out 2018 - 20h01
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começará retirar o país de um pacto da Organização das Nações Unidas (ONU) que oferecia baixos preços para entregas de pequenos pacotes por serviços de entregas postais estrangeiros nos EUA, a mais recente medida em um desafio às práticas vistas como injustamente vantajosas para a China. 

Presidente Michel Temer no Palácio do Planalto
17/10/2018 REUTERS/Yuri Gripas
Presidente Michel Temer no Palácio do Planalto 17/10/2018 REUTERS/Yuri Gripas
Foto: Reuters

Autoridades da Casa Branca disseram nesta quarta-feira que os Estados Unidos começariam o processo de deixar a União Postal Universal (UPU), uma organização baseada na Suíça que conecta serviços postais pelo mundo. 

A Casa Branca diz que a UPU permite que serviços postais estrangeiros tirem vantagem de envios baratos para os Estados Unidos, criando uma vantagem de custo injusta sobre empresas norte-americanas que fazem transporte e envio de bens, e afetando negativamente o Serviço Postal dos Estados Unidos. 

Ações do serviço de postagem e envio Stamps.com, baseado na Internet, caíram quase 9 por cento depois do anúncio. Compradores online norte-americanos se beneficiam do acordo, ganhando acesso a bens estrangeiros a preços baixos. 

Trump está distanciando os Estados Unidos de organizações internacionais multilaterais e de suas políticas que ele diz afetarem os interesses do país. Trump já anunciou a retirada dos EUA do acordo de Paris que tem como objetivo atenuar as mudanças climáticas, e do acordo internacional com o Irã, que restringe o programa nuclear de Teerã. 

A Casa Branca buscará renegociar os termos das regras da UPU durante o processo de retirada do acordo, que deve durar um ano, disseram autoridades. 

"Se as negociações foram bem sucedidas, o governo está preparado para rescindir a notificação de retirada e continuar na UPU", disse a porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders em um comunicado. 

O diretor-geral da UPU Bishar Hussein disse que buscaria reuniões com autoridades dos Estados Unidos para discutir a questão.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade