PUBLICIDADE

Mundo

Trump questiona imigrantes de "países de merda" nos EUA, dizem fontes

12 jan 2018 - 09h35
(atualizado às 10h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, questionou na quinta-feira o porquê de o país querer receber imigrantes do Haiti e de países africanos, se referindo a alguns como "países de merda", de acordo com duas fontes com conhecimento dos comentários.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fala com repórteres na Casa Branca, em Washington 21/12/2017 REUTERS/Jim Bourg
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fala com repórteres na Casa Branca, em Washington 21/12/2017 REUTERS/Jim Bourg
Foto: Reuters

As afirmações de Trump, feitas na Casa Branca, aconteceram conforme o senador democrata Dick Durbin e o senador republicano Lindsey Graham atualizavam o presidente sobre um recém-esboçado projeto de lei de imigração sendo promovido por um grupo bipartidário de senadores, de acordo com as fontes, que pediram para não serem identificadas.

Outras autoridades do governo estavam presentes durante a conversa, disseram as fontes.

Os parlamentares descreviam como certos programas imigratórios operam, incluindo um que fornece porto seguro nos EUA para pessoas de países sofrendo de desastres naturais ou guerras civis.

Uma das fontes que foi informada sobre a conversa disse que Trump falou: "Por que nós queremos todas essas pessoas da África aqui? Eles são países de merda... Nós deveríamos ter mais pessoas da Noruega".

A segunda fonte com conhecimento da conversa disse que Trump, que prometeu reprimir a imigração ilegal, também questionou a necessidade de haitianos nos EUA.

Muitos parlamentares democratas e alguns republicanos criticaram o presidente por suas afirmações.

A deputada republicana Mia Love, filha de imigrantes haitianos, disse que os comentários foram "insensíveis, divisivos, elitistas e ficam longe dos valores de nossa nação", e pediu para Trump se desculpar ao povo norte-americano e aos países que denegriu.

Outra deputada republicana, Ileana Ros-Lehtinen, que nasceu em Cuba e cujo distrito no sul da Flórida inclui muitos imigrantes haitianos, disse: "Linguagem como esta não deveria ser escutada em vestiários e não deveria ser escutada na Casa Branca".

O senador democrata Richard Blumenthal, frequente crítico a Trump, disse que os comentários do presidente "cheiram a racismo flagrante, o mais odioso e insidioso racismo mascarado porcamente como política de imigração".

Em uma aparente resposta aos críticos, Trump usou o Twitter no final da noite de quinta-feira.

"Os democratas parecem ter a intenção de ter pessoas e drogas entrando no nosso país pela fronteira do sul, arriscando milhares de vidas no processo", tuitou.

"É meu dever proteger as vidas e a segurança de todos os norte-americanos. Precisamos construir um Grande Muro, pense em mérito e esqueça loteria. EUA!".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade