PUBLICIDADE

Mundo

Trump nomeia novo conselheiro para Segurança Nacional

Robert O'Brien substitui o "falcão" John Bolton

18 set 2019 - 11h42
(atualizado às 11h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio à crise com o Irã, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou nesta quarta-feira (18) Robert O'Brien como novo conselheiro para Segurança Nacional da Casa Branca.

Robert O'Brien atua como enviado especial para reféns americanos em outros países
Robert O'Brien atua como enviado especial para reféns americanos em outros países
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Ele substitui o "falcão" John Bolton, demitido por conta de discordâncias com o presidente em relação à política externa dos EUA. O'Brien é funcionário do Departamento de Estado e exerce o cargo de enviado especial para assuntos ligados a reféns americanos em outros países.

"Trabalhei duramente por muito tempo com Robert. Ele fará um grande trabalho", disse Trump no Twitter. Esse será o quarto conselheiro para Segurança Nacional da Casa Branca na gestão do magnata, após Bolton, H.R. McMaster e Michael Flynn.

Trump discordava de Bolton, tido como um "linha dura", em relação às estratégias para as crises no Afeganistão, no Irã, na Coreia do Norte e na Venezuela. Entre outras coisas, o ex-conselheiro defendia uma intervenção militar no país persa.

Além da crise com o Irã, O'Brien terá de lidar com a insurgência do Talibã no Afeganistão, o conflito entre palestinos e israelenses e as negociações com a Coreia do Norte.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade