PUBLICIDADE

Mundo

Trump e republicanos intensificam ataques a ex-diretor do FBI

16 abr 2018 - 12h02
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sua equipe na Casa Branca e o Comitê Nacional Republicano intensificaram nesta segunda-feira os ataques contra o ex-diretor do FBI James Comey, que classificou Trump como um líder "moralmente desqualificado".

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington 13/04/2018 REUTERS/Yuri Gripas
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington 13/04/2018 REUTERS/Yuri Gripas
Foto: Reuters

Comey, demitido por Trump no ano passado em meio a uma investigação da Polícia Federal dos EUA sobre possíveis conexões entre a campanha presidencial de 2016 de Trump e uma suposta interferência da Rússia na eleição, fez os comentários em uma entrevista ao canal de televisão ABC News no domingo, dizendo que o presidente pode estar vulnerável a uma chantagem russa.

Comey escreveu um livro, a ser lançado na terça-feira, no qual também critica duramente Trump. Durante o final de semana o presidente tuitou que Comey é "asqueroso", "um delator e um mentiroso" e que foi um péssimo diretor do FBI. Nesta segunda-feira, ele voltou ao Twitter para acusar Comey e "outros" de cometerem "muitos crimes".

Trump não forneceu provas de nenhum crime, e Comey não foi acusado pelas autoridades legais de nenhuma irregularidade. Ele pode ser uma testemunha de acusações de obstrução de Justiça sendo estudadas pelo procurador especial Robert Mueller, que investiga supostos elos entre a campanha de Trump e a Rússia.

Moscou, Trump e a Casa Branca negam qualquer irregularidade.

O último ataque de Trump no Twitter foi parte de uma série de investidas de republicanos e da Casa Branca contra Comey, que tentam desacreditá-lo e retratá-lo como um ex-funcionário ressentido.

"Trata-se de alguém que está dando uma versão revisionista da história... o presidente está perplexo de ver que esta pessoa sempre consegue desviar o foco para si mesma", disse Kellyanne Conway, assessora da Casa Branca, em uma entrevista à ABC News nesta segunda-feira.

O Comitê Nacional Republicano, por sua vez, criou um site com um insulto por Trump em um tuíte para atacar Comey.

"Trata-se de alguém que quer dinheiro", disse Ronna McDaniel, presidente do Comitê, à rede CNN. "Ele pegou suas conversas particulares com o presidente e as monetizou. Acho que isto é algo desabonador, e reagiremos", afirmou.

O livro de Comey, "A Higher Loyalty: Truth, Lies and Leadership", está no topo da lista de títulos em pré-venda da Amazon há quatro semanas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade