PUBLICIDADE

Mundo

Trump e Partido Republicano arrecadaram mais de US$ 60 mi durante julgamento do impeachment

13 fev 2020 - 12h35
Compartilhar
Exibir comentários

A campanha à reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do partido Republicano arrecadou mais de 60 milhões de dólares em janeiro, durante o contexto de impeachment que ameaçava o mandato de Trump.

Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca
10/02/2020 REUTERS/Mike Theiler
Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca 10/02/2020 REUTERS/Mike Theiler
Foto: Reuters

A Câmara dos Deputados, liderada pelos democratas, acusou Trump em 18 de dezembro, tornando-o o terceiro presidente da história norte-americana a ter essa marca em seu legado. Mas a Casa esperou até meados de janeiro para enviar os artigos de impeachment ao Senado para um julgamento sobre a sua destituição. O Senado o absolveu em 5 de fevereiro.

"O vergonhoso processo de impeachment dos democratas e o caos nas primárias apenas contribuíram" para o apoio financeiro à reeleição de Trump, disse Brad Parscale, gerente de campanha do presidente, em um comunicado, aparentemente referindo-se ao desastre do caucus democrata em Iowa na semana passada.

A campanha, os comitês de captação de recursos e o Comitê Nacional Republicano arrecadaram 60,6 milhões de dólares no mês passado e agora têm mais de 200 milhões de dólares, segundo a campanha.

As campanhas gastam milhões de dólares para comprar publicidade na televisão, pagar funcionários e cobrir as outras despesas necessárias para ganhar a eleição.

O atual líder na disputa interna do Partido Democrata para concorrer à Presidência pela legenda, o senador Bernie Sanders, levantou 25 milhões de dólares em janeiro, o melhor mês de sua campanha.

O site Open Secrets descobriu que o comitê de campanha de Trump e grupos externos captaram 232,09 milhões de dólares até 3 de fevereiro, com base em dados da Comissão Federal de Eleições.

Também disse que a campanha de Sanders conta com cerca de 108 milhões de dólares.

Os únicos possíveis concorrentes de Trump no lado democrata, com quase o seu montante de apoio - Michael Bloomberg e Tom Steyer - são bilionários colocando fundos pessoais em suas corridas. O comitê de campanha de Steyer tem 205,38 milhões de dólares, sem fundos externos, e o comitê de Bloomberg tem 200,36 milhões de dólares, sem fundos externos, afirmou o site.

A campanha do ex-vice-presidente Joe Biden, que estava no centro da controvérsia do impeachment, tinha apenas 59,55 milhões de dólares em janeiro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade