PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz que vazamento sobre ação russa nas eleições pretende atingir Sanders e acusa deputado democrata

23 fev 2020 - 12h49
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente americano Donald Trump pediu neste domingo uma investigação sobre um aparente vazamento de inteligência classificada sobre interferência russa na campanha presidencial deste ano, afirmando que o suposto vazamento pretendia prejudicar o candidato presidencial democrata Bernie Sanders.

Falando a repórteres ao deixar a Casa Branca para uma viagem à Índia, Trump disse que não havia recebido o relatório de inteligência informando que a Rússia pretendia impulsionar a campanha de Sanders, senador dos EUA em Vermont, e apontou para um importante parlamentar democrata, seu inimigo, como responsável por supostamente espalhar as informações.

Uma fonte do Congresso disse à Reuters na sexta-feira que as autoridades de inteligência haviam dito aos legisladores que a Rússia parecia estar envolvida em campanhas de desinformação e propaganda para ajudar tanto Sanders quanto Trump, que busca a reeleição.

"Li onde a Rússia está ajudando Bernie Sanders. Ninguém me disse nada. Ninguém me informou sobre isso", disse Trump.

"Eles vazaram, Adam Schiff e seu grupo, vazaram para os jornais e - como sempre. Deveriam investigar Adam Schiff por vazar essas informações", disse Trump, sem fornecer nenhuma evidência para apoiar suas alegações.

Schiff, democrata, atuou como o principal promotor no julgamento de impeachment de Trump no Senado dos EUA e os dois têm uma relação antagônica.

O presidente questionou repetidamente as descobertas da inteligência americana de que a Rússia interveio para ajudá-lo nas eleições presidenciais de 2016 contra a candidata democrata Hillary Clinton, ex-secretária de Estado.

Ao levantar questões sobre as últimas descobertas, Trump parece estar tentando impulsionar Sanders, que agora é o principal candidato à indicação presidencial democrata para 2020. Como socialista-democrática, segundo sua própria descrição, Sanders é o candidato que Trump gostaria de enfrentar nas eleições para reforçar seu argumento de que os democratas estão pretendem levar adiante uma agenda socialista.

Trump há muito argumenta que o Partido Democrata favoreceu Clinton injustamente sobre Sanders na corrida primária de 2016, uma questão que ainda divide a base democrata.

"Eu acho que o que poderia ser é, você sabe, os democratas estão tratando Bernie Sanders de maneira injusta e me parece um vazamento de Adam Schiff porque eles não querem que Bernie Sanders os represente. Parece que é (2016) tudo de novo para Bernie Sanders ", disse Trump.

Outras autoridades do governo questionaram os relatos de que a Rússia estava tentando ajudar Trump novamente este ano.

"Não vi nenhuma informação de que a Rússia esteja fazendo algo para tentar reeleger o presidente Trump", disse o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca Robert O'Brien ao "This Week" da TV americana ABC.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade