PUBLICIDADE

Mundo

Trump pedirá investigação sobre vigilância na campanha

20 mai 2018 - 15h17
(atualizado às 16h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo que ele pediria ao Departamento de Justiça para investigar se sua campanha presidencial de 2016 foi alvo de infiltração ou vigilância pelo FBI ou pelo departamento sob a administração Obama.

O pronunciamento do presidente republicano se seguiu a uma manhã na qual ele postou sete tuítes denunciando como uma "caça às bruxas" a investigação sobre se sua campanha trabalhou com a Rússia para prejudicar as eleições.

"Dessa forma demando, e vou fazer isso oficialmente amanhã, que o Departamento de Justiça investigue se o FBI/DOJ infiltrou ou vigiou a campanha de Trump por motivos políticos - e se alguma demanda como esse ou solicitações foram feitas por pessoas dentro da administração Obama", escreveu Trump no Twitter.

Mais cedo, Trump, sem citar nominalmente o procurador especial Robert Mueller, repetiu suas críticas sobre a investigação tendo motivação política. Ele repetiu seus ataques a Hillary Clinton, sua rival democrata em 2016, e manteve que os democratas não foram submetidos ao mesmo escrutínio pelo FBI.

Trump também sugeriu que a investigação sobre se governos estrangeiros tentaram influenciar a campanha presidencial tem o objetivo de prejudicar republicanos nas eleições legislativas em novembro.

"Agora que a caça às bruxas desistiu da Rússia e está olhando para o resto do mundo, eles deveriam facilmente ser capazes de levar isso até as eleições de meio de mandato, quando eles podem colocar alguma dor no Partido Republicano", escreveu ele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade