Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump diz que teve conversa produtiva com Erdogan, da Turquia, e planeja visitas

6 mai 2025 - 16h44
(atualizado em 6/5/2025 às 00h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, realizaram uma ligação telefônica nesta segunda-feira que ambos os líderes descreveram como "muito produtiva" e disseram que discutiram tudo, desde como acabar com a guerra da Rússia na Ucrânia até a Síria e a guerra em Gaza.

Em uma publicação na mídia social, Trump disse que o líder turco o convidou para ir à Turquia "em uma data futura" e que ele também iria a Washington, mas não disse quando. Erdogan, em uma postagem posterior no X, confirmou o convite mútuo.

"A ligação telefônica que tive hoje com meu amigo Donald Trump foi muito produtiva, abrangente e sincera", disse Erdogan.

Os laços bilaterais entre a Turquia e os Estados Unidos se deterioraram gradualmente na última década devido a discordâncias em questões políticas importantes, incluindo a Síria e os laços mais estreitos de Ancara com Moscou.

Sob a administração do ex-presidente Joe Biden, que manteve Erdogan à distância, a natureza dos laços entre os EUA e a Turquia evoluiu para uma parceria mais transacional e baseada em valores, como era tradicionalmente desde que Ancara aderiu à Otan décadas atrás.

Com a chegada de Trump, Ancara espera uma abordagem mais amigável de Washington, embora tenha sido o presidente republicano que impôs sanções à Turquia no final de 2020 por causa da compra dos sistemas de defesa antimísseis russos S-400.

Trump, que descreveu como "excelente" seu relacionamento com Erdogan durante seu primeiro mandato na Casa Branca, disse que os dois países devem cooperar para acabar com a guerra na Ucrânia.

"Estou ansioso para trabalhar com o presidente Erdogan para acabar com a ridícula, mas mortal, guerra entre a Rússia e a Ucrânia -- AGORA!", disse Trump em sua postagem.

Erdogan saudou os esforços dos EUA para acabar com a guerra, disse a presidência da Turquia.

Nenhum dos lados detalhou o papel específico que Ancara deve desempenhar no processo, paralisado mesmo quando o presidente republicano prometeu durante sua campanha que acabaria com a guerra no primeiro dia de seu mandato.

Desde que assumiu o cargo em janeiro, Trump alterou a política dos EUA em relação à guerra na Ucrânia, pressionando Kiev a concordar com um cessar-fogo e, ao mesmo tempo, diminuindo a pressão sobre a Rússia, que lançou uma invasão em grande escala de seu vizinho em 2022.

Erdogan também expressou a necessidade da entrega ininterrupta de ajuda humanitária para Gaza na ligação telefônica, acrescentando que Ancara está pronta para fornecer apoio para o estabelecimento de um cessar-fogo e de uma paz duradoura, de acordo com os turcos.

O líder turco também disse a Trump que Ancara trabalha para ajudar a preservar a integridade territorial da Síria e pediu a Trump que considere o alívio das sanções a Damasco.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade