0

Trump diz que seria um grande erro se o Irã tentasse algo contra EUA

13 mai 2019
20h06
  • separator
  • 0
  • comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou nesta segunda-feira de que o Irã "sofreria muito" se tentasse interferir nos interesses norte-americanos depois de Washington destacar um porta-aviões e mais aviões de combate em um momento de aumento de tensões com o governo de Teerã. 

Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca em Washington
13/05/2019 REUTERS/Carlos Barria
Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca em Washington 13/05/2019 REUTERS/Carlos Barria
Foto: Reuters

"Veremos o que vai acontecer com o Irã. Se eles fizerem alguma coisa, será um péssimo erro", disse Trump a jornalistas na Casa Branca. "Se eles fizerem qualquer coisa, irão sofrer muito." 

Os comentários de Trump acontecem após os Emirados Árabes Unidos reportarem que quatro embarcações haviam sido sabotadas no domingo perto do emirado de Fujairah, na imediações do Estreito de Hormuz. 

O Irã buscou se distanciar do incidente. 

Washington se retirou no ano passado de um acordo de 2015 entre o Irã e outras potências globais que tinha o objetivo de limitar os planos nucleares do governo de Teerã. 

Desde então, os Estados Unidos aumentaram as sanções sobre o Irã, com o objetivo de reduzir suas exportações de petróleo a zero. 

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, cancelou uma viagem a Moscou nesta segunda-feira e em vez disso parou em Bruxelas para compartilhar informações com aliados europeus e autoridades da Otan sobre "a intensificação" das ameaças vindas do Irã, segundo informou o Representante Especial dos Estados Unidos para o Irã. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade