PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz que Rússia deveria estar na cúpula do G7

8 jun 2018 - 12h04
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que a Rússia também deveria estar na cúpula do G7 no Canadá, onde líderes do grupo de sete países devem se chocar com o norte-americano em debates sobre o comércio.

Presidente dos EUA, Donal Trump, e presidente da Rússia, Vladimir Putin 11/11/2017 REUTERS/Jorge Silva
Presidente dos EUA, Donal Trump, e presidente da Rússia, Vladimir Putin 11/11/2017 REUTERS/Jorge Silva
Foto: Reuters

A Rússia foi expulsa do que se chamava G8 em 2014 por ter anexado a Crimeia da Ucrânia. Trump disse que o país deveria ser readmitido.

"Sabem, gostando ou não, e pode não ser politicamente correto, mas temos um mundo para comandar, e o G7, que costumava ser o G8, eles expulsaram a Rússia, eles podem deixar a Rússia voltar, porque deveríamos ter a Rússia na mesa de negociação", disse ele aos repórteres antes de partir de Washington para o Canadá.

Outros líderes do G7 --incluindo o primeiro-ministro canadense e anfitrião da cúpula, Justin Trudeau-- criticaram a política comercial de Trump antes da cúpula, repudiando a imposição de tarifas ao aço e ao alumínio de aliados como o Canadá e a União Europeia.

O governo Trump vem sendo ofuscada por uma investigação federal sobre a suposta interferência russa na eleição presidencial de 2016 e um possível conluio da campanha de Trump. Moscou e Trump negam tais atividades.

Trump deve deixar a cúpula do G7 no sábado para voar a Cingapura para se encontrar com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, na próxima terça-feira. O G7 é composto por Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade