PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz que não está chateado por lançamento de mísseis pela Coreia do Norte

26 jul 2019 - 20h37
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não ficou chateado com o lançamento da Coreia do Norte de mísseis de curta distância, no começo desta semana. 

Presidente dos EUA, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca
26/07/2019 REUTERS/Leah Millis
Presidente dos EUA, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca 26/07/2019 REUTERS/Leah Millis
Foto: Reuters

A Coreia do Norte afirmou que os lançamentos de quinta-feira eram um alerta para que "belicistas" sul-coreanos parem de importar armas e conduzir exercícios conjuntos militares, mensagem que analistas afirmam também ter sido direcionada aos Estados Unidos. 

"Vamos ver o que acontece, mas são mísseis de curta distância e muitas pessoas têm esses mísseis… são mísseis muito comuns", disse Trump a repórteres na Casa Branca, reiterando que ele tem uma relação muito boa com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un. 

Questionado se estava incomodado com os lançamentos, respondeu: "Não. Não mesmo". 

Trump disse que Kim não havia dito que o lançamento havia sido um alerta aos Estados Unidos. 

"Ele não disse que era um alerta aos Estados Unidos. Eles têm suas disputas, os dois; eles as têm há muito tempo", disse, sobre as Coreias do Sul e do Norte. 

Testes de mísseis pela Coreia do Norte são proibidos por resoluções do Conselho de Segurança da ONU, que são rejeitadas por Pyongyang por considerar que elas violam seu direito à auto-defesa. 

Os lançamentos foram os primeiros testes de mísseis norte-coreanos desde que Trump e Kim se reuniram, no mês passado, e concordaram em retomar discussões sobre desnuclearização, depois de uma cúpula sem sucesso entre os dois, em fevereiro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade