PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz que muro não será construído na Califórnia até que projeto inteiro seja aprovado

28 fev 2018 - 13h02
(atualizado às 13h05)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que as partes de um muro de fronteira que, segundo ele, a Califórnia quer, não serão construídas até que todo o muro seja aprovado, embora autoridades do Estado tenham afirmado ser fortemente contra o plano.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante evento na Casa Branca, em Washington 27/02/2018 REUTERS/Kevin Lamarque
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante evento na Casa Branca, em Washington 27/02/2018 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

"Eu decidi que as seções do muro que a Califórnia quer construídas agora, não serão construídas até que todo o muro seja aprovado", disse Trump, no Twitter.

O muro de fronteira entre o México e os Estados Unidos, promessa chave de Trump à sua base política, se tornou um ponto controverso em discussões para manter ativo um programa federal que protege da deportação jovens levados aos EUA ilegalmente quando crianças.

Na terça-feira, um juiz norte-americano ficou do lado do governo Trump e rejeitou um recurso apresentado pela Califórnia e por grupos ambientalistas para impedir o governo federal de construir um muro na fronteira do Estado com o México. Atualmente, a Califórnia já tem algumas seções de barreiras na fronteira.

O processo alegava que o muro proposto por Trump viola padrões ambientais federais e cláusulas da Constituição sobre a separação de Poderes e os direitos dos Estados.

Os requerentes pediram que o juiz Gonzalo Curiel impedisse o governo de prosseguir com a barreira até que demonstre o cumprimento de leis ambientais.

"Grande vitória ontem com a decisão dos tribunais que nos permite prosseguir. Nosso país precisa ter segurança de fronteira", disse Trump em publicação no Twitter nesta quarta-feira.

Não ficou claro o que Trump quis dizer com partes da fronteira que a Califórnia quer construir, considerando à oposição do Estado à ideia em geral.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade