PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz que ligação com Putin focou em ajuda humanitária para Venezuela

3 mai 2019 - 17h42
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que ele focou na ajuda humanitária para venezuelanos durante uma ligação telefônica com o presidente russo, Vladimir Putin, se afastando de recentes críticas sobre o envolvimento russo na crise.

Presidentes Donald Trump e Vladimir Putin se reúnem em Helsinque
16/07/2018
REUTERS/Kevin Lamarque
Presidentes Donald Trump e Vladimir Putin se reúnem em Helsinque 16/07/2018 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

Trump e Putin falaram por mais de uma hora sobre diversos temas, sua primeira conversa de conhecimento público desde dezembro e desde a escalada das tensões na Venezuela, onde Washington apoia o líder da oposição Juan Guaidó e Moscou endossa o presidente Nicolás Maduro.

Há um mês, quando a Rússia enviou um contingente de forças especiais a Caracas, Trump disse a repórteres: "A Rússia precisa sair."

Nesta sexta-feira, ele não fez menção sobre as tropas.

"Falamos sobre muitas coisas, Venezuela foi um dos temas", disse Trump a repórteres na Casa Branca.

"E ele (Putin) não quer nem um pouco se envolver na Venezuela a não ser em querer que algo positivo ocorra para a Venezuela e eu sinto o mesmo. Nós queremos levar ajuda humanitária --neste momento as pessoas estão morrendo de fome, não têm comida, não têm água."

Os comentários de Trump ocorrem dias após uma tentativa de levante liderada por Guaidó fracassar em colocar importantes figuras militares contra Maduro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade