PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz que houve "muito progresso" com o Irã para desarmar crise

16 jul 2019 - 16h08
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que se fez "muito progresso" para encerrar um impasse volátil com o Irã, e seu principal diplomata afirmou que o governo iraniano mostrou disposição para negociar seu contestado programa de mísseis balísticos.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante reunião de gabinete na Casa Branca
16/07/2019
REUTERS/Leah Millis
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante reunião de gabinete na Casa Branca 16/07/2019 REUTERS/Leah Millis
Foto: Reuters

As revelações surpreendentes surgiram horas depois de o líder supremo do Irã elevar as tensões ao alertar que seu país continuará descartando limites impostos às suas atividades nucleares e retaliará a apreensão de um navio-petroleiro iraniano.

As tensões se agravaram desde que Trump retirou os EUA de um acordo nuclear firmado entre grandes potências e o Irã em 2015, sob o qual o governo iraniano concordou em restringir seu enriquecimento de urânio em troca da suspensão de sanções globais que prejudicam sua economia.

Desde então, os EUA reativaram sanções para inviabilizar o comércio de petróleo iraniano, uma diretriz de "pressão máxima" para o Irã aceitar limites mais rígidos para suas atividades nucleares, conter seu programa de mísseis balísticos e encerrar o apoio a forças que atuam em seu nome em uma disputa de poder com países árabes do Golfo Pérsico no Oriente Médio.

Após as ameaças de Khamenei, Trump insinuou em uma reunião de gabinete na Casa Branca que o Irã quer conversar com seu arqui-inimigo. "Muito progresso foi feito. Veremos o que acontece. Mas muito progresso foi feito".

Trump disse que o pacto nuclear acertado por seu antecessor, Barack Obama, é fraco demais para impedir o Irã de desenvolver bombas atômicas.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse na reunião de gabinete na Casa Branca que o Irã sinalizou estar disposto a negociar a respeito de seus mísseis balísticos.

"O regime iraniano está tendo dificuldade para decidir o que fará com sua economia porque fomos terrivelmente eficientes", disse Pompeo.

"E o resultado é... francamente acho que foi ontem, talvez o dia anterior, pela primeira vez os iranianos disseram que estão preparados para negociar a respeito de seu programa de mísseis. Então teremos essa oportunidade, espero, se continuarmos a executar nossa estratégia adequadamente, teremos essa oportunidade para negociar um acordo que realmente impedirá o Irã de conseguir uma arma nuclear".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade