PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz que EUA e Guatemala estão próximos de fechar acordo sobre imigrantes

26 jun 2019 - 20h12
Compartilhar
Exibir comentários

Estados Unidos e Guatemala estão próximos de chegar a um acordo de "terceiro país seguro" como parte de esforços para conter a imigração direcionada aos Estados Unidos, disse o presidente norte-americano, Donald Trump, nesta quarta-feira, sem oferecer detalhes sobre quando tal acordo poderia ser concretizado. 

26/06/2019
REUTERS/Jonathan Ernst
26/06/2019 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Reuters

Trump, que fez os comentários em uma reunião de conservadores religiosos em Washington, havia dito na semana passada que as duas partes estavam próximas de atingir um acordo, mas o ministro do Interior da Guatemala disse que o país centro-americano ainda não havia se comprometido. 

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. 

Se a Guatemala aceitar o acordo, será obrigada a processar pedidos de asilo de imigrantes que adentraram seu território primeiramente embora estejam em direção a outro país. Isso poderia ser aplicado a imigrantes hondurenhos ou salvadorenhos que estejam passando pela Guatemala. 

O México até agora se recusou a assumir o papel de "terceiro país seguro" apesar das pressões de Washington para que faça mais para controlar o fluxo migratório em sua fronteira sul com a Guatemala. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade