PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz que Coreia do Norte está desmontando locais de teste e que desnuclearização total já começou

21 jun 2018 - 16h03
(atualizado às 17h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira que a Coreia do Norte está desmontando quatro dos seus grandes locais para testes nucleares e que um processo de "total desnuclearização... já começou a acontecer".

Trump durante reunião na Casa Branca
 21/6/2018    REUTERS/Leah Milllis
Trump durante reunião na Casa Branca 21/6/2018 REUTERS/Leah Milllis
Foto: Reuters

Falando em uma reunião do seu gabinete na Casa Branca, Trump disse: "Eles pararam de mandar mísseis, inclusive mísseis balísticos. Eles estão destruindo o local dos motores. Eles estão explodindo-os. Eles já desmontaram um dos grandes locais para testes, na verdade, são quatro grandes locais de teste."

"E a grande coisa é que haverá uma desnuclearização total, que já começou a acontecer."

Perguntado na quarta-feira sobre o que a Coreia do Norte estava fazendo em relação a desnuclearização desde a histórica reunião entre Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, no dia 12 de junho, o secretário da Defesa dos EUA, Jim Mattis, disse à repórteres:

"Não, eu não estou sabendo disso. Eu quero dizer, obviamente, é o início de um processo. As negociações detalhadas não começaram. Eu não esperaria isso neste momento."

Mattis estava sentado ao lado de Trump na reunião de gabinete nesta quinta-feira.

O grupo de monitoramento norte-coreano, sediado nos EUA, 38 North, disse em uma análise no final da semana passada que não havia sinais de qualquer atividade para desmantelar Sohae ou qualquer outro local de teste de mísseis.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade