PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz que acordo comercial pagará muro na fronteira; democratas criticam

13 dez 2018 - 16h25
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que o México pagará um muro na fronteira através de um novo acordo comercial, mas não tocou no assunto durante uma conversa telefônica com sua contraparte mexicana.

Trump na Casa Branca
 11/12/2018   REUTERS/Jonathan Ernst
Trump na Casa Branca 11/12/2018 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Reuters

Uma das principais promessas de campanha de Trump foi construir um muro na fronteira que, segundo ele, diminuirá o fluxo da imigração ilegal, e há tempos ele promete que o México - e não contribuintes norte-americanos - financiará a obra.

Em um tuíte publicado na manhã desta quinta-feira, Trump escreveu que encontrou uma maneira de cumprir a promessa.

    A economia que Washington fará em resultado do acordo comercial renegociado entre EUA, México e Canadá pagará o muro, afirmou.

"Só com o dinheiro que poupamos, O MÉXICO ESTÁ PAGANDO O MURO!", escreveu.

    O financiamento da obra tem sido um ponto de atrito nas prestações de contas ao Congresso, e Trump se chocou com democratas destacados por causa desta questão durante uma reunião no Salão Oval na terça-feira.

    Um deles, a líder democrata na Câmara, Nancy Pelosi, ridicularizou a afirmação de Trump na quinta-feira.

"Que dinheiro? Que dinheiro? Esse dinheiro será usado para pagar o muro?" O dinheiro que os negócios fazem? De que dinheiro ele está falando que vai pagar pelo muro? Isso simplesmente não está adequado", disse Pelosi a repórteres no Capitólio.

O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, provocou Trump a respeito de sua afirmação sobre o México nesta quinta-feira.

"Senhor presidente: se você diz que o México pagará o muro (o que não acredito), então acho que não temos que fazê-lo! Vamos financiar o governo", escreveu Schumer em seu próprio tuíte.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse que o muro na divisa não foi debatido no telefonema com o líder dos EUA na quarta-feira. O México vem rejeitando reiteradamente a exigência de Trump de arcar com a construção.

    "Não debatemos esse tema, em nenhuma conversa... foi uma conversa respeitosa e amistosa", disse López Obrador aos repórteres depois do tuíte no qual Trump disse que um novo acordo comercial com o México e o Canadá cobrirá o custo do muro.

Ao invés disso, ele disse que os dois líderes trataram da possibilidade de se criar um programa conjunto para o desenvolvimento e a geração de empregos na América Central e no México. A Casa Branca confirmou que a ligação disse respeito à imigração.

"Eles debateram a necessidade de abordar a migração ilegal da América Central para os Estados Unidos abordando os catalisadores da migração, como a insegurança e a estagnação econômica", disse a porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade