PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz a líderes da Otan para aumentarem gastos com defesa a 4% do PIB

11 jul 2018 - 13h22
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a líderes da Otan nesta quarta-feira que eles devem aumentar seus gastos com defesa para 4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) de seus países, valor superior a meta atual de 2 por cento, informou uma autoridade da Casa Branca.

Presidente dos EUA, Donald Trump, ao lado da premiê britânica, Theresa May, posa para foto com outros líderes europeus antes da abertura da reunião da Otan, em Bruxelas
11/07/2018
Ludovic Marin/Pool via REUTERS
Presidente dos EUA, Donald Trump, ao lado da premiê britânica, Theresa May, posa para foto com outros líderes europeus antes da abertura da reunião da Otan, em Bruxelas 11/07/2018 Ludovic Marin/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

A autoridade disse que os comentários do presidente não são uma proposta formal, mas que foram mencionados enquanto ele pedia que líderes aumentassem seus gastos com defesa.

Mais cedo nesta quarta-feira, líderes da Otan declararam seu "comprometimento inabalável" com as metas de gastos de defesa acordadas durante cúpula em Bruxelas, e expressaram preocupação com ameaças representadas pela Rússia, Irã e Coreia do Norte.

Em uma clara referência à crítica de Trump de que aliados da Otan estão gastando muito pouco com defesa, a organização disse em um comunicado: "Estamos comprometidos em aumentar o equilíbrio de compartilhar os custos e responsabilidades da participação na aliança."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade