PUBLICIDADE

Mundo

Trump dirá em discurso sobre segurança que China é rival, dizem autoridades

17 dez 2017 - 10h26
(atualizado às 12h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai definir uma nova estratégia de segurança nacional do país na segunda-feira com base em sua política de "EUA em primeiro lugar" e vai, entre outros pontos, tornar claro que a China é uma rival do país, afirmaram duas autoridades norte-americanas.

Trump tem elogiado o presidente chinês, Xi Jinping, enquanto também exigiu que a China aumente pressão sobre a Coreia do Norte e mude as práticas comerciais para torná-las mais favoráveis aos EUA.

A estratégia de segurança nacional, a ser divulgada por Trump em discurso, não deve ser considerada como uma tentativa de conter a China, mas de oferecer uma visão clara sobre os desafios que a China representa, afirmaram as autoridades, pedindo para não serem identificadas.

A estratégia, que ainda está sendo desenhada, também deverá reverter a declaração do presidente democrata Barack Obama, de setembro de 2016, de que a mudança climática representa uma ameaça à segurança dos EUA, disse uma das autoridades.

Trump, um republicano, também está prestes a divulgar suas prioridades de política internacional, e vai enfatizar seu compromisso com as medidas em torno de "EUA em primeiro lugar" como o reforço do exército do país, confrontar militantes islâmicos e realinhar relações de comércio para tornar o país mais competitivo, disseram as autoridades.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade