PUBLICIDADE

Mundo

Trump demite McMaster e escolhe Bolton como novo assessor de segurança nacional

22 mar 2018 - 21h03
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu como seu novo assessor de segurança nacional John Bolton, que tem defendido uso de força militar contra Irã e Coreia do Norte e tem adotado uma linha-dura contra a Rússia.

Trump disse em publicação no Twitter que Bolton irá substituir H.R. McMaster, seu atual assessor de segurança nacional. Bolton, de 69 anos e que há tempos tem sido uma figura polarizadora nos círculos de política externa de Washington, se torna o terceiro assessor de segurança nacional de Trump em 14 meses.

Bolton se junta à equipe de segurança nacional de Trump que, com a substituição planejada do secretário de Estado Rex Tillerson pelo chefe da CIA, Mike Pompeo, está cada vez mais povoada por figuras que compartilham da propensão de Trump por exercer poder dos EUA unilateralmente.

Como autoridade mais sênior de controle de armas do Departamento de Estado sob o presidente George W. Bush, Bolton foi um dos principais defensores da invasão de 2003 ao Iraque - que mais tarde se revelou ter sido baseada em inteligência falsa e exagerada sobre armas de destruição em massa e ligações com terrorismo do presidente Saddam Hussein.

Nos anos recentes, como comentarista da mídia conservadora, Bolton tem defendido posições duras para impedir que Pyongyang consiga armas nucleares que possam ameaçar os EUA. Ele também tem defendido se livrar do acordo nuclear de 2015 com o Irã, um pacto que Trump também tem criticado duramente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade