PUBLICIDADE

Mundo

Trump critica Brasil e impõe tarifas contra aço e alumínio

Presidente acusou o governo Bolsonaro de desvalorizar real

2 dez 2019 - 07h48
(atualizado às 11h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (2) a aplicação de sobretaxas alfandegárias contra o aço e o alumínio importados de Brasil e Argentina.

Bolsonaro e Trump durante reunião na Casa Branca
Bolsonaro e Trump durante reunião na Casa Branca
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em seu perfil no Twitter, o magnata acusou os dois países de realizarem uma "desvalorização maciça de suas moedas", o que "não é bom" para os agricultores americanos. "Portanto, com efeito imediato, vou restaurar as tarifas contra o aço e o alumínio enviados para os EUA a partir destes países", escreveu.

Trump também pressionou o Federal Reserve (FED), banco central dos Estados Unidos, a agir para que outros países "não tirem mais vantagem" do fortalecimento do dólar, "desvalorizando ainda mais suas moedas". "Isso torna muito difícil para nossos manufatureiros e agricultores exportarem seus produtos", acrescentou, pedindo para o FED baixar os juros.

O real já acumula desvalorização de 9,4% em relação ao dólar comercial desde o início do ano.

Alinhamento

Desde que assumiu o governo, o presidente Jair Bolsonaro adotou um alinhamento automático com Trump em política externa e ofereceu aos EUA acesso à base de lançamento de foguetes de Alcântara (MA), além de ter isentado turistas americanos de visto.

A Casa Branca, por sua vez, designou o Brasil como "aliado extra-OTAN", mas ainda não formalizou seu apoio à entrada do país na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), dando preferência para Argentina e Romênia.

Nos últimos meses, no entanto, o governo brasileiro vem ensaiando uma aproximação com a China, que trava uma guerra comercial com Trump. As sobretaxas americanas contra aço (25%) e alumínio importados (10%) haviam sido anunciadas pelo presidente no início de 2018, mas logo depois ele isentou Brasil e Argentina da cobrança.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade