PUBLICIDADE

Mundo

Trump comemora progresso após receber nota de líder da Coreia do Norte

12 jul 2018 - 16h31
Compartilhar
Exibir comentários

Kim Jong Un disse ao presidente Donald Trump que acredita que os esforços de ambos podem inaugurar um "novo futuro" entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos e expressou esperança em "ações práticas" mais adiante, de acordo com uma carta do líder norte-coreano divulgada nesta quinta-feira.

Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, se reúnem durante cúpula em Cingapura
12/06/2018
REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, se reúnem durante cúpula em Cingapura 12/06/2018 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Reuters

Mas Kim não fez menção a nenhum trabalho da Coreia do Norte pela desnuclearização na nota publicada por Trump no Twitter, e não há sinal de ações concretas de Pyongyang desde que os dois líderes realizaram uma cúpula histórica em Cingapura no dia 12 de junho.

    Apesar disso Trump comemorou a carta de 6 de julho, que descreveu como "uma ótima nota", dizendo "grande progresso sendo feito".

    Kim elogiou Trump pelos "esforços enérgicos e extraordinários feitos por Vossa Excelência, senhor presidente, para a melhoria das relações entre os dois países e a implantação fiel da declaração conjunta".

    Ele se referia à declaração assinada por ambos na primeira cúpula EUA-Coreia do Norte da história, durante a qual Kim concordou em termos amplos em "trabalhar rumo à desnuclearização" da península coreana.

Mais tarde Trump disse que a Coreia do Norte não é mais uma ameaça nuclear, apesar de nenhum detalhe ter sido anunciado, e críticos insinuaram que o presidente não conseguiu nenhum compromisso novo de Pyongyang para a desativação de seu programa de mísseis nucleares.

    A data da carta leva a crer que ela pode ter sido enviada antes da visita do secretário de Estado norte-americano, Michael Pompeo, a Pyongyang na semana passada, durante a qual as duas nações tiveram dificuldades para avançar na questão da desnuclearização.

    No sábado Pyongyang acusou os EUA de fazerem exigências "dignas de gângsteres" nas conversas realizadas na Coreia do Norte --contradizendo Pompeo, segundo o qual os antigos inimigos fizeram progresso.

    Mas a nota de Kim, que Trump incluiu em seu tuíte com uma imagem da carta em coreano e uma tradução em inglês, adotou um tom diferente.

    "Acredito firmemente que a vontade forte, os esforços sinceros e a abordagem única vindas de mim e de Vossa Excelência, senhor presidente, com a meta de inaugurar um novo futuro entre a RPDC (República Popular Democrática da Coreia) e os EUA certamente frutificarão", escreveu Kim, empregando a sigla oficial de seu país.

    Kim disse esperar que o processo entre os dois lados leve a "ações práticas" no futuro --embora não tenha sido específico-- e que ocorra uma segunda reunião entre os dois líderes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade