PUBLICIDADE

Mundo

Trump avalia adiar censo após Suprema Corte impedir questão sobre cidadania

27 jun 2019 - 17h57
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que está avaliando a possibilidade de adiar o censo de 2020 por um tempo não determinado, após a Suprema Corte ter bloqueado, por ora, seu pedido para acrescentar uma questão de cidadania no levantamento que acontece de dez em dez anos. 

Presidente dos EUA, Donald Trump
26/06/2019
REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos EUA, Donald Trump 26/06/2019 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Reuters

"Tenho questionado muitos advogados se eles poderiam adiar o censo, não importa o quanto, até que a Suprema Corte dos Estados Unidos receba informações através das quais possa tomar uma decisão final e decisiva sobre esse assunto tão crítico", disse Trump no Twitter. 

De acordo com a Constituição dos Estados Unidos, a realização do censo nacional é obrigatória a cada dez anos. Nenhuma questão sobre cidadania esteve em edições anteriores do censo desde 1950. 

O governo Trump havia informado que acrescentaria a pergunta para aprimorar o cumprimento de uma lei que protege os direitos de votação de minorias raciais. 

Críticos classificam a pergunta como um truque dos republicanos para que imigrantes se assustem e não participem da sondagem, provocando um pesquisa imprecisa e inferior em áreas de apelo aos democratas, com grandes quantidades de imigrantes e populações latinas. 

Em uma decisão emitida nesta quinta-feira, a Suprema Corte disse que a razão fundamental para que o governo inclua a pergunta "parece forçada" e declarou que o governo não havia oferecido uma explicação razoável para sua ação. 

A Suprema Corte enviou a requisição de volta ao Departamento de Comércio, que é encarregado do censo, para que seja decidido se há a necessidade de oferecer um novo motivo para a inclusão da questão. 

O governo disse que formulários de censo precisam ser impressos nos próximos dias. Uma agência federal normalmente leva semanas ou meses para emitir uma decisão. 

(Reporting by Makini Brice)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade