PUBLICIDADE

Mundo

Trump ataca ex-diretor do FBI como "fraco e mentiroso" devido a livro crítico

13 abr 2018 - 10h45
(atualizado às 12h24)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu, nesta sexta-feira, o ex-diretor do FBI James Comey como "fraco e mentiroso", reagindo a reportagens que afirmam que Comey o critica em um livro de memórias que será publicado na próxima semana.

Ex-diretor do FBI James Comey durante audiência no Senado, em Washington 08/06/2017 REUTERS/Jonathan Ernst
Ex-diretor do FBI James Comey durante audiência no Senado, em Washington 08/06/2017 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Reuters

"Foi uma grande honra demitir James Comey", disse Trump em uma série de publicações no Twitter, acrescentando que ele foi um péssimo diretor do FBI.

Trump demitiu Comey no último mês de maio e, desde então, tem criticado o ex-diretor publicamente, mas não nesse nível.

Comey está fazendo uma série de entrevistas antes do lançamento de seu livro, "A Higher Loyalty: Truth, Lies and Leadership", que, segundo meios de comunicação, retrata o presidente de maneira profundamente negativa.

Em entrevista à emissora ABC nesta sexta-feira, Comey falou sobre seus primeiros encontros com o novo presidente, que descreveu como volátil, defensivo e mais preocupado com sua própria imagem do que com a suposta interferência russa na eleição presidencial de 2016.

No primeiro trecho da entrevista, transmitido no programa "Good Morning America", Comey disse que havia advertido Trump contra pedir uma investigação sobre um dossiê de inteligência que alegava que ele teria tido um encontro com prostitutas em Moscou em 2013.

No livro, Comey disse que Trump mencionou o dossiê a ele ao menos quatro vezes durante reuniões desde que assumiu a Presidência em janeiro, de acordo com o jornal Washington Post, que obteve uma cópia do texto.

O dossiê foi elaborado pelo ex-agente da inteligência britânica Christopher Steele e discorria sobre os laços de Trump com a Rússia, incluindo uma alegação envolvendo prostitutas.

Comey disse à ABC que Trump negou as acusações e disse querer que o FBI investigasse as alegações para provar que o dossiê era falso.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade