PUBLICIDADE

Mundo

Trump anuncia plano para atrair imigrantes qualificados

Presidente quer revisar sistema de concessão do 'green card'

17 mai 2019 - 14h05
(atualizado às 15h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (16) um plano para incentivar a imigração de mão de obra qualificada e revisar o sistema de concessão do "green card", a autorização para residência permanente no país.

Donald Trump apresenta plano para imigração nos EUA
Donald Trump apresenta plano para imigração nos EUA
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo Trump, que apresentou o projeto durante discurso nos jardins da Casa Branca, o plano será "admirado no mundo inteiro". Um dos pilares é a substituição do "green card" por um visto permanente chamado "Build America" ("Construir a América", em tradução livre), que privilegiará imigrantes com qualificação profissional, capacidade financeira para se manter nos EUA e ideias para criar postos de trabalho.

"Os imigrantes também terão de aprender inglês e passar por um teste de educação cívica antes de obter a aprovação", declarou Trump. Seu objetivo é aumentar a proporção de imigrantes "altamente qualificados" de "12% para 57%". "Isso nos tornará mais competitivos", afirmou.

O presidente também quer acelerar a análise de pedidos de refúgio e a construção do muro na fronteira com o México. "É um projeto de bom senso e que ajudará os cidadãos e os imigrantes que querem ser bem sucedidos no sonho americano", declarou. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade