PUBLICIDADE

Mundo

Trump anuncia decreto que encerrará separações de famílias imigrantes na fronteira

20 jun 2018 - 16h00
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que vai assinar nesta quarta-feira um decreto que encerrará as separações de famílias de imigrantes na fronteira com o México, que provocaram revolta nos EUA e no exterior.

Trump discute política de imigração na Casa Branca
 20/6/2018     REUTERS/Leah Milllis
Trump discute política de imigração na Casa Branca 20/6/2018 REUTERS/Leah Milllis
Foto: Reuters

Uma autoridade do governo afirmou que Trump assinará um decreto que exigirá que imigrantes de uma mesma família sejam detidos juntos se forem flagrados cruzando a fronteira ilegalmente. Trump vinha insistindo que suas mãos estavam atadas quanto à política de separações familiares.

O decreto também transferirá pais com crianças para o início da fila de procedimentos de imigração, mas não encerrará a política de "tolerância zero" que exige processos criminais contra imigrantes que atravessem a fronteira ilegalmente, disse a autoridade.

"Farei algo que é de certa forma preventivo, mas no futuro terá uma legislação correspondente, tenho certeza", disse Trump aos repórteres na Casa Branca.

"Queremos segurança para nosso país. Teremos isso ao mesmo tempo em que temos compaixão... assinarei algo muito em breve que fará isso."

Vídeos de jovens em gaiolas e uma gravação de áudio de crianças chorando provocaram a indignação de grupos que vão de religiosos a líderes empresariais influentes nos EUA, além de críticas do exterior, como a do papa Francisco.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade