PUBLICIDADE

Mundo

Trump ameaça cancelar isenção tributária de escolas para forçar reaberturas

10 jul 2020 - 14h51
Compartilhar
Exibir comentários

Na tentativa de forçar distritos escolares e universidades a reabrirem apesar do coronavírus, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que o Departamento do Tesouro reexaminará seus status e financiamentos livres de impostos.

10/07/2020
REUTERS/Kevin Lamarque
10/07/2020 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

Trump já ameaçou cortar seu financiamento federal e pretende expulsar universitários estrangeiros.

"Muitas universidades e sistemas escolares são a favor da doutrinação radical de esquerda, não da educação", escreveu o republicano nesta sexta-feira em um tuíte que deve agradar sua base conservadora.

Ele acusa os democratas de explorarem a pandemia para fins políticos ao se recusarem a reabrir escolas e negócios, apesar de especialistas de saúde alertarem para os perigos de se relaxar restrições rápido demais.

"Portando, estou orientando o Departamento do Tesouro a reexaminar seus status e/ou financiamentos isentos de impostos, que serão retirados se esta propaganda ou ato contra as políticas públicas continuar. Nossas crianças precisam ser educadas, não doutrinadas!"

O governo Trump está pressionando as escolas para que retomem as aulas presenciais no momento mesmo em que os casos do novo coronavírus aumentam em algumas das áreas mais populosas do país, o que levou algumas delas a recuarem dos planos de afrouxamento das restrições.

Administradores de escolas estão pesando o risco de abrir suas instalações para estudantes do ensino primário e secundário e funcionários, já que nesta semana os casos da doença passaram de 3 milhões no país. Algumas universidades anunciaram planos de aulas exclusivamente virtuais, e outras ponderam opções como mudanças no calendário letivo.

Ainda nesta semana, Trump ameaçou cortar os fundos federais de escolas que não abrirem as portas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade