PUBLICIDADE

Mundo

Trump adia anúncio sobre se embaixada dos EUA será transferida para Jerusalém

5 dez 2017 - 08h02
(atualizado às 08h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não anunciou se irá adiar novamente a transferência da embaixada dos EUA em Israel para Jerusalém, apesar de um prazo para fazê-lo ter expirado na segunda-feira.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington 02/12/2017 REUTERS/Yuri Gripas
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington 02/12/2017 REUTERS/Yuri Gripas
Foto: Reuters

Um anúncio sobre a decisão será feito "nos próximos dias", disse o porta-voz da Casa Branca Hogan Gidley a repórteres a bordo do Air Force One, enquanto Trump retornava de uma viagem ao Estado norte-americano de Utah.

Trump deveria decidir se irá assinar ou não uma dispensa que adiaria por mais seis meses a transferência da embaixada norte-americana de Tel Aviv, como tem feito todo presidente dos EUA desde que o Congresso aprovou uma lei sobre a questão em 1995.

Autoridades graduadas norte-americanas disseram que Trump deve emitir uma ordem temporária, a segunda desde que assumiu a Presidência, para adiar a transferência da embaixada, apesar de sua promessa de campanha de seguir em frente com a ação controversa.

Entretanto, as autoridades disseram que Trump provavelmente fará um discurso na quarta-feira reconhecendo de forma unilateral Jerusalém como capital de Israel, um passo que romperia com décadas de políticas dos EUA e que pode alimentar a violência no Oriente Médio. Eles disseram, entretanto, que nenhuma decisão final foi tomada.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade