PUBLICIDADE

Mundo

Tropas de Israel matam dois palestinos durante quarta semana de protestos

20 abr 2018 - 11h54
Compartilhar
Exibir comentários

Tropas de Israel mataram dois palestinos a tiros e feriram 12 durante novos confrontos na fronteira Gaza-Israel nesta sexta-feira, quando uma série de protestos em massa no enclave chegou à metade de sua duração prevista.

Alguns palestinos estavam munidos de cortadores de arame para tentar romper a cerca da fronteira. Vendo a multidão crescer, soldados israelenses usaram alto-falantes para alertar em árabe indivíduos que se aproximavam da cerca.

Apesar dos alertas, dois palestinos foram mortos e 12 ficaram feridos por disparos dos israelenses, disseram autoridades de saúde palestinas, número que elevou o saldo de mortes das semanas mais recentes de protestos para no mínimo 33. Várias centenas de pessoas também foram feridas por atiradores de elite de Israel.

Longe da divisa, a atriz Natalie Portman, que nasceu em Jerusalém e se mudou para os Estados Unidos aos três anos de idade, se recusou a participar de uma cerimônia em Israel para receber um prêmio de um milhão de dólares por causa dos eventos "perturbadores" no país.

Há um mês as manifestações vêm sendo realizadas todas as sextas-feiras como forma de enfatizar as exigências de retorno de refugiados palestinos a seus lares ancestrais no que hoje é Israel. As ações devem terminar no dia 15 de maio.

Segundo os militares israelenses, no incidente mais recente cerca de 3 mil palestinos estavam criando tumultos e tentando se aproximar do que identificaram como infraestrutura de segurança. As tropas reagiram "com meios de dispersão de tumulto, e estão disparando de acordo com as regras de engajamento".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade