PUBLICIDADE

Mundo

Tribunal da África do Sul mantém pena de prisão de ex-presidente Zuma

Ex-presidente foi condenado a 15 meses por desacato à Corte

17 set 2021 - 15h50
(atualizado às 16h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O Tribunal Constitucional da África do Sul rejeitou nesta sexta-feira (17) o recurso do ex-presidente Jacob Zuma que tentava reverter a pena de prisão de 15 meses por desacato à Corte.

Ex-presidente foi condenado a 15 meses por desacato à Corte
Ex-presidente foi condenado a 15 meses por desacato à Corte
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Zuma recorreu aos juízes constitucionais em julho passado para revogar a sentença, argumentando que era muito severa e que a prisão prejudicaria sua saúde.

"O pedido de rescisão está descartado", disse a juíza Sisi Khampepe ao ler a decisão, que incluiu uma ordem para Zuma pagar os custos legais.

O ex-presidente da África do Sul foi condenado por se recusar a testemunhar perante à comissão de inquérito que investigava casos de corrupção durante o seu mandato, entre 2009 e 2018. Usando diversas alegações, ele evitava prestar esclarecimentos sobre os possíveis crimes de favorecimento a empresários durante o período em que esteve na Presidência.

Um dia após sua prisão, em 7 de julho, distúrbios e saques foram registrados no país e mais de 300 pessoas morreram. O ex-líder de 79 anos, por sua vez, nega qualquer irregularidade e afirma que é vítima de perseguição política. Atualmente, ele está no hospital se recuperando de uma cirurgia para uma doença não revelada e deve cumprir o resto da pena em casa.

"Obviamente, a fundação está decepcionada com este julgamento", disse Mzwanele Manyi, porta-voz da Fundação JG Zuma, em reação à decisão judicial.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade