PUBLICIDADE

Mundo

Tribunal arquiva inquérito contra Salvini por sequestro

Caso dizia respeito a bloqueio de navio com migrantes

21 jun 2019 - 17h30
(atualizado às 17h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O Tribunal dos Ministros de Catânia arquivou nesta sexta-feira (21) um inquérito contra o vice-premier e ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, por suspeita de sequestro de pessoas.

Matteo Salvini já se livrou de duas investigações por sequestro de migrantes
Matteo Salvini já se livrou de duas investigações por sequestro de migrantes
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O caso dizia respeito à ordem do líder de extrema direita para impedir o desembarque de 47 migrantes resgatados pela ONG alemã Sea Watch no Mediterrâneo. O grupo ficou bloqueado na costa da Sicília durante seis dias, sem poder descer da embarcação.

Segundo o Tribunal dos Ministros, o navio entrou em águas italianas "de maneira unilateral e sem as necessárias autorizações da Guarda Costeira".

"Não foi sequestro, mas simplesmente um pedido de ordem e regras? Ótimo! Processos e inquéritos não me dão medo, mas estou feliz pela magistratura confirmar que os portos podem ser fechados para navios piratas", comemorou Salvini.

A corte também arquivou os inquéritos contra o primeiro-ministro Giuseppe Conte, o ministro do Desenvolvimento Econômico e Trabalho e vice-premier Luigi Di Maio e o ministro dos Transportes Danilo Toninelli.

Di Maio, do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), e Salvini, da ultranacionalista Liga, são os líderes "de facto" do governo, enquanto Toninelli (M5S) é responsável pela gestão dos portos.

O grupo de migrantes havia sido resgatado pela Sea Watch em 19 de janeiro, no Mediterrâneo Central. O navio entrou em águas territoriais italianas em 25 do mesmo mês, mas o desembarque só foi efetuado no dia 31, após seis países da União Europeia terem aceitado receber os deslocados internacionais.

O caso corria no Ministério Público de Catânia, mas foi encaminhado ao Tribunal dos Ministros porque Salvini tem foro privilegiado. No ano passado, a mesma corte denunciara o vice-premier por sequestro e abuso de poder ao bloquear o desembarque de migrantes.

A diferença daquele caso é que o navio em questão pertencia à própria Guarda Costeira da Itália. Em votação em plenário, no entanto, o Senado rejeitou a abertura do processo contra Salvini.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade