PUBLICIDADE

Mundo

Trabalhistas vencem eleições locais no Reino Unido

No entanto, conservadores conseguiram minimizar danos

4 mai 2018 - 21h53
(atualizado em 5/5/2018 às 09h27)
Compartilhar
Exibir comentários

As eleições locais no Reino Unido, cuja apuração terminou nesta sexta-feira (4), tiveram uma ligeira vitória do Partido Trabalhista, que garantiu o controle de 74 das 150 assembleias que estavam em jogo, com 2,3 mil representantes eleitos.

Já o Partido Conservador, da primeira-ministra Theresa May, ficou com 46 dos 49 conselhos que tinha antes do pleito, elegendo 1,3 mil membros. Por sua vez, o Liberal Democratas (Lib Dem) conquistou oito.

O grande derrotado foi o eurocético Partido pela Independência do Reino Unido (Ukip), que segue em derrocada desde o plebiscito do "Brexit" e elegeu apenas três conselheiros locais. O mapa do voto também mostra uma divisão entre áreas urbanas, majoritariamente trabalhistas, e zonas rurais, dominadas pelos conservadores.

Ao todo, 150 círculos eleitorais foram às urnas, incluindo os 32 distritos de Londres e conselhos locais de algumas das principais cidades do país, como Manchester, Leeds e Newcastle.

A premier May, que conseguiu minimizar os danos e avançar em áreas eurocéticas, afirmou que os trabalhistas "fracassaram". Já o líder da oposição, Jeremy Corbyn, reivindicou a supremacia nacional de seu partido e comemorou o controle de 21 dos 32 distritos de Londres.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade