PUBLICIDADE

Mundo

Theresa May pede adiamento do Brexit até 30 de junho

Medida ainda precisa ser aprovada pelos líderes da UE

20 mar 2019 - 10h09
(atualizado às 14h38)
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira-ministra britânica, Theresa May, pediu nesta quarta-feira (20), em carta enviada ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, o adiamento da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o chamado Brexit, até 30 de junho.

Theresa May pede adiamento do Brexit até 30 de junho
Theresa May pede adiamento do Brexit até 30 de junho
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A decisão exclui a hipótese de uma prorrogação prolongada, o que seria "inaceitável" pela possibilidade de o Reino Unido ter de participar das próximas eleições europeias "três anos depois" do resultado do referendo de 2016.

Segundo a premier, ela não está preparada para atrasar o acordo de divórcio além dessa data. No entanto, o pedido ainda precisa garantir a aprovação dos 27 Estados-membros da UE. Todos os líderes se reunirão em Bruxelas nesta quinta-feira (21).

Com a extensão do prazo, May tem como objetivo conquistar a aprovação do acordo em uma terceira votação no Parlamento, após a proibição imposta pelo presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow.

O líder trabalhista opositor, Jeremy Corbyn, por sua vez, acusou o governo conservador de "incompetência" e anunciou que amanhã também irá a Bruxelas para discutir seu "plano B" com o negociador-chefe da UE, Michel Barnier, e os líderes europeus. Além disso, ele desafiou a premier britânica a aceitar um acordo alternativo sobre o Brexit.

Logo após o anúncio de May, o porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, afirmou que o presidente do órgão, Jean-Claude Juncker, recebeu um telefonema da premier britânica para discutir detalhes sobre o acordo de saída do Reino Unido.

"Ela consultou Juncker sobre a melhor abordagem para a cúpula da União Europeia", revelou. Além disso, o presidente da Comissão Europeia advertiu May formalmente por incluir uma data de extensão após as eleições europeias e afirmou que o ?divórcio deve ser antes de 23 de maio, caso contrário haverá dificuldades institucionais e insegurança jurídica?.

O principal entrave para a aprovação do acordo de divórcio diz respeito ao backstop, mecanismo que prevê a manutenção de fronteiras abertas entre a Irlanda do Note e a República de Irlanda no caso de fracasso em futuras negociações comerciais.

Resposta

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse nesta quarta-feira que o provável adiamento do Brexit até 30 de junho será condicionado à aprovação do acordo pelo Parlamento do Reino Unido.

"Falei por telefone com a premier britânica, Theresa May. Uma extensão breve [do prazo] seria possível, mas condicionada a um voto positivo da Câmara dos Comuns", declarou Tusk, na véspera da reunião do Conselho Europeu desta quinta (21).

O acordo do Brexit já foi rejeitado pelo Parlamento britânico duas vezes, ambas por ampla maioria. "A proposta de 30 de junho, que tem seus méritos, cria uma série de questões de caráter legal e político", acrescentou Tusk.

Uma dessas questões é que o adiamento do prazo poderia forçar o Reino Unido a participar das eleições europeias de maio, algo que não está previsto atualmente.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade