PUBLICIDADE

Mundo

Teste norte-coreano de nova arma indica modernização militar

Líder norte-coreano, Kim Jong Un, acompanhou o teste de armamentos pela primeira vez neste ano

18 nov 2018 - 11h29
(atualizado às 13h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A declaração da Coreia do Norte na semana passada de que havia testado uma "arma tática ultramoderna" não identificada mostrou o desejo do país em modernizar o seu arsenal convencional e reafirmar seu exército em meio às negociações sobre o fim do programa nuclear, disseram analistas.

Líder norte-coreano, Kim Jong Un, durante teste de nova arma tática, em foto de divulgação da KCNA em 16/11/2018 KCNA via Reuters
Líder norte-coreano, Kim Jong Un, durante teste de nova arma tática, em foto de divulgação da KCNA em 16/11/2018 KCNA via Reuters
Foto: Reuters

Kim Jong Un, líder norte-coreano, acompanhou o teste de uma arma tática recentemente desenvolvida que poderia servir como uma "muralha de aço", relatou a imprensa estatal na sexta-feira, sem dar detalhes sobre o armamento.

Foi a primeira vez que o líder norte-coreano acompanhou teste de armamentos neste ano, e isso poderia complicar as já paralisadas negociações nucleares com os Estados Unidos, embora Washington e Seul tenham minimizado a ação num esforço aparente para não prejudicar o diálogo.

Especialistas afirmam que o teste foi parte de uma iniciativa para mudar a base de um poder militar convencional para um de armas de alta de tecnologia.

"Isso é como uma versão de reforma militar da Coreia do Norte", afirmou Choi Kang, vice-presidente do Instituto Asan para Estudos de Políticas, em Seul. "Se nós temos que achar uma mensagem para o mundo exterior, ela é 'não nos subestime, estamos nos modernizando também'".

Veja também

Taxistas sul-coreanos protestam contra serviço de carona:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade