PUBLICIDADE

Mundo

Terremoto mais forte em 30 anos fere mais de 100 na Albânia

Fenômeno de 5.8 graus provocou destruição em cidades do país

22 set 2019 - 10h45
(atualizado às 11h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Um terremoto de 5,8 graus na escala Richter atingiu a Albânia neste sábado (21), deixando mais de 105 pessoas feridas, conforme balanço divulgado hoje (22) pelo Ministério da Saúde do país.

Terremoto mais forte em 30 anos fere mais de 100 na Albânia
Terremoto mais forte em 30 anos fere mais de 100 na Albânia
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    Segundo as autoridades, o fenômeno é o mais forte já registrado na Albânia nos últimos 30 anos e destruiu mais de 562 casas, além de danificar cerca de 30 edifícios, principalmente em Tirana e Durrês, as duas cidades mais próximas ao epicentro do tremor. O balanço oficial revelado pela ministra da Saúde da Albânia, Ogerta Manastirliu, informa que pelo menos 12 vítimas foram hospitalizadas com ferimentos leves. "Felizmente, não houve mortos, e esta é uma razão para respirarmos aliviados", explicou o primeiro-ministro albanês, Edi Rama, durante reunião de emergência. De acordo com o Instituto de Geociências de Tirana, o terremoto ocorreu por volta das 14 horas (horário local) deste sábado (22) em uma área marinha a 30 km de Durres e a uma profundidade de apenas 10 quilômetros.

    O fenômeno provocou outras 300 réplicas, com epicentro novamente no mar Adriático, e surpreendeu alguns membros do governo enquanto eram entrevistados, ao vivo, na TV, para fazer um balanço dos danos causados pelo primeiro terremoto.

    O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, prestou solidariedade e telefonou para Rama para oferecer "apoio para enfrentar as consequências" do sismo.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade