PUBLICIDADE

Mundo

Termina referendo para ampliar mandato de Sisi no Egito

Resultados devem ser divulgados dentro de uma semana

22 abr 2019 - 18h18
(atualizado às 18h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Terminou nesta segunda-feira (22) o terceiro e último dia do referendo popular que decidirá sobre a ampliação do mandato do presidente do Egito, Abdel Fattah al Sisi, que busca ficar no poder ao menos até 2030.

Apuração de referendo constitucional no Egito
Apuração de referendo constitucional no Egito
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Os resultados devem ser divulgados dentro de uma semana, mas a vitória do mandatário é dada como certa. A reforma constitucional foi aprovada pelo Parlamento em 16 de abril e aumenta o mandato presidencial de quatro para seis anos.

Ex-chefe das Forças Armadas e líder do golpe militar que derrubou o governo islamista de Mohamed Morsi, em 2013, Sisi assumiu o poder formalmente em 2014 e foi reeleito em 2018 com 97,08% dos votos.

Seu mandato termina em 2022, mas a reforma constitucional amplia o período em dois anos. Além disso, abre uma exceção no limite de dois mandatos presidenciais seguidos e permite que Sisi tente a reeleição mais uma vez, o que pode mantê-lo no poder até 2030.

O presidente é acusado de perseguir adversários políticos e de implantar um novo regime autocrático no Egito, já marcado pelos quase 30 anos de Hosni Mubarak no poder. A reforma constitucional também estabelece a figura do vice-presidente, recria o Senado e garante uma cota de 25% para mulheres na Câmara.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade