PUBLICIDADE

Mundo

Teoria da conspiração do coronavírus com 5G é falsa e perigosa, diz Reino Unido

4 abr 2020 - 15h12
Compartilhar
Exibir comentários

Uma teoria da conspiração que liga os mastros de telecomunicações móveis 5G à disseminação do novo coronavírus é uma notícia falsa perigosa e completamente mentirosa, disse o Reino Unido neste sábado, depois que mastros em várias partes do país foram incendiados.

Quando perguntado por um repórter sobre a chamada "teoria" de que os mastros de telecomunicações 5G poderiam desempenhar um papel na propagação da doença, o ministro do gabinete britânico, Michael Gove, disse: "Isso é apenas um absurdo, um absurdo perigoso também".

O diretor médico do centro nacional de saúde inglês, Stephen Powis, disse que a ideia da conspiração 5G é uma notícia falsa e sem respaldo científico que arrisca prejudicar a resposta de emergência ao surto.

"A história do 5G é uma basteira completa e absurda, é o pior tipo de notícia falsa", declarou Powis. "A realidade é que as redes de telefonia móvel são absolutamente críticas para todos nós".

"Essas também são as redes telefônicas usadas por nossos serviços de emergência e nossos profissionais de saúde, e estou absolutamente indignado, absolutamente enojado que as pessoas estejam agindo contra a própria infraestrutura de que precisamos para responder a essa emergência", disse Powis.

Os mastros para celulares foram vandalizados em Birmingham, no centro da Inglaterra, e em Merseyside, no norte da Inglaterra, nos últimos dias.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade